Movimento Educativo Aberto – Tarefa semana 1

MOVIMENTO EDUCATIVO ABERTO (MEA)

Nesta primeira semana, cada participante deveria analisar um conjunto de publicações e explorar conceitos de «abertura», como educação aberta (open education), aprendizagem aberta (open learning), recursos educativos abertos (open educational resources), acesso aberto (open access), open courseware (cursos abertos), open licence (licenças Creative Commons, GNU) e open source software (software aberto). Propôs-se que essa exploração fosse concretizada num quadro de conceitos criado num software livre de construção dos mesmos.

O meu grupo, “Grupo Sintra”, decidiu realizá-lo no Mindomo e pode ser acedido a partir daqui.

De facto, o MEA é um movimento que surgiu recentemente (Unesco, 2002) com o desenvolvimento de software, plataformas e disponibilização de materiais abertos. O MEA é o conjunto de todas as práticas que nos permitem, tanto a utilização de recursos educativos abertos, como também o desenvolvimento de plataformas e recursos no sentido de implementação de práticas educativas. Mais concretamente, envolve a produção, seleção, busca e uso de recursos educativos abertos.

O termo aberto, significa que estes recursos são gratuitos, existindo permissão legal para que o utilizador possa realizar 4 tipos de atividades com os mesmos: reutilizar os recursos (reuse), rever os conteúdos, incluindo adaptar, ajustar, modificar, ou alterar os mesmos (revise), incorporá-los, combinando o conteúdo original com outros conteúdos, criando algo novo (remix) e partilha dos mesmos (redistribute).

Como exemplo, deixo um vídeo que aborda as questões que envolvem a aprendizagem a partir de vídeos e que pode ser visto a partir deste link:

Poder num Mundo Aberto – Crowd Accelerated Innovation- Global Open Education TED TALK

Deixe um comentário